quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Reabilitação centrada na família - parte 1

Bom, depois de um tempo sem postar nada, quero retomar! 

Continuando...vou falar um pouco mais do que é reabilitação centrada na família ou cuidado centrado na família.

Trago para vocês a teoria dessa forma de reabilitar, que vivi muito na prática e também estudei a teoria. Fiz a revisão de alguns livros, artigos e sites (vou colocar todos no final dos posts).

Tem um site muito legal que fala bastante sobre o serviço centrado na família (family centered service), o www.canchild.ca, e a definição é a seguinte:

O serviço centrado na família é composto por um grupo de valores, atitudes e abordagens para crianças com necessidades especiais e suas famílias. O serviço centrado na família reconhece que cada família é única; que a família é a constante na vida da criança; e que eles são os experts com relação às habilidades e necessidades da criança. A família trabalha junto com os terapeutas para tomar decisões baseadas em informações com relação aos serviços e suportes que a criança e a família recebem. Em um serviço centrado na família, são consideradas as forças e necessidades de todos os membros da família.

Esse é um resumo que define bem a base da reabilitação centrada na família, mas podemos expandir essa forma de reabilitar não somente para crianças com necessidades especiais, mas também para pessoas com qualquer tipo de condição.

Vamos continuar os próximos posts falando sobre a reabilitação centrada na família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!