sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O acompanhamento do bebê de risco

Como falei na última semana, hoje vamos conversar um pouco quanto ao acompanhamento do bebê de risco pela equipe multidisciplinar.

Acredito que essas imagens conseguem definir como a equipe multidisciplinar trabalha no atendimento e acompanhamento de qualquer paciente e sua família.


Por que eu acredito que essas imagens definem o trabalho da equipe multidisciplinar?

As mãos se unindo no centro simbolizam a parceria de todos os profissionais da equipe em prol do objetivo comum e a imagem de cada pessoa com uma peça de quebra cabeça, simboliza a necessidade de cada profissional contribuir com os seus conhecimentos e sua parte no tratamento para atingir o objetivo do paciente e de sua família. 

Qual é a importância do acompanhamento do bebê de risco?

Devido aos fatores de risco por qual o bebê de risco passou, é interessante ele ser acompanhado por uma equipe composta por fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, professor de educação física, enfermeiro da reabilitação, médico pediatra. Não é obrigatório que todos os profissionais façam parte da equipe, mas é importante que tenha, além do pediatra, um profissional do desenvolvimento motor (do movimento), um do desenvolvimento cognitivo e o fonoaudiólogo. Os outros profissionais possibilitarão uma gama maior de repasse de informações para a família, além do acompanhamento do bebê.

Esse acompanhamento pode começar desde o nascimento da criança, e, caso não seja observada qualquer alteração, geralmente a criança e a família são liberados para seguir com a estimulação do desenvolvimento somente em casa e na escola, quando atinge-se a marcha independente, e sua maturação.

O bebê será periodicamente avaliado, quanto ao exame neurológico, reflexos e reações, seu desenvolvimento motor(do movimento) e cognitivo-psico-afetivo, sendo as informações repassadas família.

O que é cognição (falei mais de uma vez a palavra cognitivo, que vem de cognição)?
Cognição é o ato ou processo de conhecer, de adquirir conhecimento.Inclui processos como a atenção, o raciocínio, a memória, a imaginação, o pensamento, o discurso, a percepção visual e audível, a aprendizagem, a consciência, as emoções, e está intimamente ligada à linguagem.

Bom, voltando ao acompanhamento do bebê de risco e sua família.



O acompanhamento terá o enfoque na estimulação do desenvolvimento global do bebê, avaliações quanto questões de dificuldades de deglutição, possíveis alterações do desenvolvimento, da linguagem ou do exame neurológico no decorrer do crescimento, assim como repasse de informações aos pais e familiares sobre o desenvolvimento infantil e suas fases, além de mostrar e fazer junto com os pais as atividades indicadas para cada bebê para estimular seu desenvolvimento.

A avaliação periódica do bebê é importante para termos um parâmetro quanto a uma possível anormalidade do exame neurológico e do desenvolvimento da criança. Assim, é possível repassar as informações aos pais e realizarmos a intervenção precoce em busca da melhor qualidade de vida no futuro, do bebê e da família.

Quando possível e necessário, a realização de exames laboratoriais são interessantes, caso a criança apresente alguma alteração metabólica que possa estar relacionada com uma síndrome, assim como os exames neurofisiológicos, como o eletroencefalograma (mapeamento cerebral) caso haja indício de convulsões, e ainda, exames de imagem como a ressonância magnética de encéfalo.

Também é interessante, a formação de grupos de bebês para facilitar a troca de informações entre os pais, visto que eles estão passando por situações semelhantes.

O suporte emocional da família nesse momento também é fundamental!

Sempre acredito que a informação e o conhecimento auxiliam no manejo da ansiedade dos pais e da família, assim como o empoderamento das pessoas mais importantes e mais próximas do bebê.

Qualquer dúvida, ou caso queiram deixar suas experiências, queiram complementar algum ponto ou mesmo levantar necessidade de mais informações a respeito dos bebês de risco e a forma de acompanhamento precoce é só deixar o seu comentário!!! Também se quiserem conversar mais comigo, meu email é carolbettio84@gmail.com.

A princípio, na próxima semana falarei um pouco sobre o atraso do desenvolvimento!

Abraços a todos!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!